Laringite

Alergia

Laringite

É a obstrução aguda das vias aéreas superiores, mais especificamente da laringe, causada por uma inflamação da mucosa local. Em crianças, essa inflamação pode ser causada por alergia respiratória, infecções das vias aéreas superiores, aumento da adenoide e refluxo gastroesofágico. Entretanto, a principal causa das laringites são as infecções virais seguidas das reações alérgicas.

 

Nas laringites alérgicas, os principais alérgenos envolvidos são os ácaros da poeira. Algumas situações em especial podem levar a criança que já tem histórico de laringite alérgica à uma nova crise: épocas mais secas do ano, exposição à fumaça, locais com acúmulo de ácaros como piscinas de bolinhas, barracas de brinquedos feitas de tecido e locais com presença de mofo.

 

Os sintomas da laringite, em geral, têm início repentino,de madrugada,podendo ser precedido por coriza e/ou rouquidão. A criança acorda com tosse seca e metálica (tosse de cachorro), rouquidão, inspiração ruidosa (estridor laríngeo), dificuldade para respirar que pode ir de leve à grave e nos casos mais graves dificuldade para engolir a saliva.

 

O diagnóstico é clínico pela história clínica e exame físico.

 

O tratamento das crises agudas de laringite consiste em acalmar criança, deixá-la com a cabeça mais elevada para facilitar a respiração, realizar a umidificação das vias aéreas superiores com inalação e, quando necessário, oxigenioterapia, corticoide sistêmico e inalação com adrenalina (somente uso hospitalar).

 

Nos casos de laringite de repetição é necessário identificar os fatores desencadeantes para tentar fazer um tratamento preventivo e orientar os pais qual conduta tomar diante de uma crise.

Entre em

Contato