Especialidades

Laringite

É a obstrução aguda das vias aéreas superiores, mais especificamente da laringe, causada por uma inflamação local da mucosa. Em crianças, essa inflamação pode ser causada por alergia respiratória, infecções das vias aéreas superiores e refluxo gastroesofágico. Entretanto, a principal causa das laringites são as infecções virais seguidas das reações alérgicas.

Nas laringites alérgicas, os principais alérgenos envolvidos são os ácaros da poeira. Algumas situações em especial podem levar à uma nova crise: épocas mais secas do ano, quedas repentinas de temperatura, exposição à fumaça, locais com acúmulo de ácaros como piscinas de bolinhas, barracas de brinquedos feitas de tecido e locais com presença de mofo.

Os sintomas da laringite, em geral, têm início repentino, de madrugada, podendo ser precedido por coriza e/ou rouquidão. A criança acorda com tosse seca e metálica (tosse de cachorro), rouquidão, inspiração ruidosa (estridor laríngeo), dificuldade para respirar e nos casos mais graves dificuldade para engolir a saliva.

O diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico.

O tratamento das crises agudas de laringite consiste em acalmar a criança, deixá-la com a cabeça mais elevada para facilitar a respiração, realizar a umidificação das vias aéreas superiores com inalação e quando necessário oxigenioterapia, corticoide sistêmico e inalação com adrenalina (somente uso hospitalar).

Nos casos de laringite de repetição é necessário identificar os fatores desencadeantes para tentar fazer um tratamento preventivo e orientar os pais qual conduta tomar diante de uma crise.

Agendar consulta com a Dra. Pilar