Especialidades

Dessensibilização oral

Dessensibilização oral ou imunoterapia oral: procedimento que consiste em oferecer a proteína do alérgeno alimentar envolvido, por exemplo leite de vaca, em uma quantidade extremamente pequena, de forma repetida e progressiva, com o objetivo de tornar o organismo tolerante àquela proteína alimentar.

A dessensibilização oral é indicada quando a alergia alimentar envolve alimentos que são mais comuns na alimentação diária, como leite de vaca, ovo, trigo, amendoim e  castanhas deixando o paciente muito vulnerável na alimentação do dia a dia, quando as manifestações clínicas são potencialmente graves, como nos casos de anafilaxia e quando existe a persistência dos sintomas da alergia alimentar após uma certa idade, em geral, após os 5 anos de vida.

Este é um grande avanço no tratamento de alergias alimentares, pois embora não seja a cura definitiva das alergias alimentares, a dessensibilização oral diminui a probabilidade de reações fatais em exposições acidentais. Porém é importante ressaltar que o paciente deve continuar ingerindo doses diárias dessa proteína alimentar para manter essa tolerância; caso contrário as reações podem voltar a se manifestarem. Esse procedimento deve ser feito apenas por profissionais habilitados e em ambiente hospitalar sob monitoramento médico, pelas possíveis reações alérgicas que podem ocorrer durante a dessensibilização oral de um alimento.

Agendar consulta com a Dra. Pilar