Sobre mim

Sobre mim

Dra. Pilar Blanco

Graduação em medicina: USS (1998-2003)

Residência em Pediatria: Santa Casa de São Paulo (2003-2005)

Especialização e Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia: Santa Casa de São Paulo (2005-2007)

Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Título de Especialista em Pediatria pela Associação Médica Paulista

Título de Especialista em Alergia e Imunologia pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia

Título de Especialista em Alergia e Imunologia pela Associação Médica Paulista

Membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia

Membro da WAO (World Allergy Organization)

Sou médica, realizei residência de pediatria na Santa Casa de São Paulo e fiz especialização em Alergia e Imunologia. Durante a residência, percebi o grande aumento das doenças alérgicas e infecções de repetições na população pediátrica nos últimos anos. Doenças como asma, rinite, dermatite atópica, alergias alimentares e conjuntivite alérgica estão prejudicando muito a qualidade de vida de quem mora, principalmente, nas grandes cidades como São Paulo.

 

Percebi também que mais de 50 % dos atendimentos nos prontos-socorros infantis estavam ligados a causas alérgicas e isso me despertou o interesse em entender os mecanismos que levavam isso a acontecer. Senti a necessidade de não apenas tratar aquela “crise“, naquele momento, mas sim poder orientar e realizar uma prevenção, evitando que essas crianças ficassem tantas vezes doentes. Isso leva ao uso excessivo de antibióticos e corticoides orais, interfere no seu estado nutricional, prejudica suas atividades escolares e causa uma grande angústia em seus pais.

 

Mas hoje, com o avanço da medicina e o melhor entendimento das doenças alérgicas e do funcionamento do nosso sistema imunológico, temos a possibilidade de alcançar um melhor controle das doenças alérgicas e imunológicas. Além disso, também dispomos de melhores métodos diagnósticos que nos auxiliam, junto com a história clínica e o exame físico, a direcionar o tratamento mais adequado para cada paciente.

 

Também houve nos últimos anos uma grande evolução em relação aos tratamentos disponíveis para as doenças alérgicas e imunológicas, como o surgimento de novos anti-histamínicos, corticoides tópicos, imunoglobulinas subcutâneas, imunomoduladores e imunobiológicos. Além, claro, do uso da imunoterapia alérgeno específico (vacina de alergia) que, apesar de existir há mais de 100 anos, é ainda o único tratamento que pode mudar a evolução natural e o prognóstico das doenças alérgicas como rinite, asma e conjuntivite alérgica.

 

Tenho como objetivo investigar, diagnosticar, esclarecer, orientar e, principalmente, melhorar a qualidade de vida do paciente alérgico pediátrico.

Entre em

Contato