Asma alérgica em criança

Asma alérgica em criança

A asma alérgica consiste na inflamação das vias aéreas inferiores levando à sua obstrução, após o contato com substâncias capazes de desencadear  alergia, os chamados alérgenos.

Os principais alérgenos relacionados com a asma são: baratas (incluindo a saliva, fezes e partes de seu corpo), ácaros, mofo, animais de estimação (fezes, urina e pelos) e pólen de plantas (gramíneas, árvores e ervas daninhas).

Em geral, as crianças portadoras de asma apresentam outras alergias associadas como rinite ou dermatite atópica. Cerca de 80% dos pacientes asmáticos possuem rinite alérgica.

Os principais sintomas da asma alérgica  consistem em tosse, chiado no peito, dificuldade de respirar e aperto no peito.

Em crianças menores de 5 anos de idade, devemos prestar atenção aos seguintes sintomas : tosse que piora durante à noite ou amanhecer; tosse após esforços como correr, pular, chorar ou rir, e a melhora da tosse após uso de broncodilatadores.

Mas é possível diagnosticar asma em crianças? Em crianças menores de 6 anos o diagnóstico da asma  é feito principalmente pela história clínica do paciente: crises de sibilância (chiado no peito) frequente, história familiar de asma, história pessoal de outras doenças alérgicas  (rinite, dermatite atópica ou conjuntivite alérgica) além  de melhora dos sintomas de chiado no peito após o uso de broncodilatadores.

Dra Pilar Banco

Alergista e Imunologista Infantil.