A dermatite perioral se caracteriza por lesões avermelhadas ou rosadas, com ressecamento e descamação da pele, ao redor da boca. Também pode surgir ao redor das narinas (perinasal) e acima dos olhos (periocular)
É comum a pele bem próxima dos lábios não ter lesão
Os principais sintomas são: coceira, irritação e sensação de queimação na pele.
A causa da dermatite perioral parece estar relacionada a disfunções da barreira da pele, alterações da microflora cutânea e do sistema imune da pele
Nas crianças as principais causas são: mal fechamento da boca( por obstrução das vias aéreas superiores como rinite ou adenóide e uso de chupeta), excesso de saliva ( nos períodos de nascimento dos dentes),pastas de dente fluoradas, uso de sabonetes abrasivos e uso de corticoides tópicos ou inalatórios por tempo prolongado.
O tratamento deve tentar resolver os possíveis fatores causais. Por exemplo, fazer a correção da respiração bucal, suspensão de corticoide tópico /inalatório ou diminuição do contato da saliva com a pele. Também inclui o uso de sabonetes e hidratantes adequados, compressas com chá de camomila , uso de medicamentos tópicos( que será indicado pelo seu médico) e em alguns casos mais graves o uso de antibiótico oral .
O diagnóstico é feito pelo exame físico e história clínica. E os diagnósticos diferencias são: dermatite de contato, dermatite atópica e rosácea .
A dermatite perioral costuma responder bem ao tratamento mas algumas semanas podem ser necessárias para uma melhora.
Os pacientes devem saber que, mesmo após o sucesso do tratamento, a dermatite pode voltar! Por isso é importante identificar as causas da dermatite e evitá-las para não haver novas crises.
Dra Pilar Blanco
CRM 109562-SP
Alergista e Imunologista Infantil