Blog

Qual é a diferença entre asma e bronquite?

bronquite-ou-asma

Asma e bronquite são dois problemas  respiratórios comuns e  que podem causar sintomas parecidos, mas têm causas, características e tratamentos diferentes. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre asma e bronquite, para ajudá-lo a entender melhor essas condições e buscar o tratamento adequado.

O que é Asma?

Asma é uma doença inflamatória das pequenas vias aéreas dos pulmões (bronquíolos), de causa ainda desconhecida, mas com importante componente genético. O pulmão do paciente asmático é altamente sensível e desenvolve crises  de broncoespasmo sempre que exposto a determinados estímulos ambientais, como pólen, fumaça, poeira, ácaros, ar frio, etc. Existindo assim uma reação inflamatória das vias aéreas pulmonares. Com a inflamação, os bronquíolos ficam inchados e se contraem, dificultando a passagem de ar. O broncoespasmo da asma é temporário, podendo ser revertido com medicamentos ou espontaneamente com passar do tempo.Os principais sintomas das asma são a falta de ar, tosse e chiado no peito (sibilos).

O que é Bronquite?

Bronquite é  o  processo inflamatório  dos brônquios, vias aéreas mais largas. Existe a bronquite aguda e a bronquite crônica.

  • Bronquite guda é inflamação transitória dos brônquios provocada, habitualmente, por uma infecção de origem viral, como a  gripe. Seu principal sintoma é  tosse persistente, seca ou com expectoração, que pode durar até 20 dias. Febre não é comum.O quadro de bronquite aguda é autolimitado e melhora  após algumas semanas.
  • Bronquite crônica é um quadro inflamatório persistente das vias aéreas, provocado por exposição prolongada a substâncias nocivas, como o cigarro. A fumaça do cigarro irrita e causa destruição e  cicatrização da parede das vias áreas e do tecido pulmonar, levando a uma redução permanente do calibre das vias aéreas.

Os principais sintomas da bronquite crônica são uma tosse com exuberante expectoração, falta de ar, broncoespasmo (sibilos) e cansaço para executar atividades físicas.

Diferenças entre Asma e Bronquite

  • Causas: A asma é causada principalmente por uma resposta inflamatória do sistema imunológico a alérgenos ou irritantes, enquanto a bronquite pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, exposição a irritantes ou condições respiratórias crônicas.
  • Características dos Sintomas: Enquanto a asma é caracterizada por episódios intermitentes de sintomas respiratórios, a bronquite muitas vezes apresenta uma tosse persistente que pode durar semanas após uma infecção viral ou exposição a irritantes.
  • Tratamento: O tratamento da asma geralmente envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como corticoide oral e/ou inalatório e broncodilatadores. O tratamento da bronquite pode incluir medicamentos para aliviar a tosse e o desconforto, bem como antibióticos se houver uma infecção bacteriana subjacente.

Diagnóstico

Além da história clínica e exame físico seu  médico pode solicitar exames de função pulmonar, testes de alergia, Rx de tórax  e outros exames para ajudar a diferenciar entre asma e bronquite e determinar a melhor abordagem de tratamento.

Embora asma e bronquite possam compartilhar alguns sintomas, são condições distintas com causas, características e tratamentos diferentes. Ao entender as diferenças entre essas duas condições respiratórias, você estará melhor preparado para buscar ajuda médica e receber o tratamento adequado para suas necessidades individuais.

Gostaria de mais informações sobre o assunto? Marque uma consulta e vamos conversar!