Vacina de alergia ( Imunoterapia alérgeno específica)

Vacina de alergia ( Imunoterapia alérgeno específica)

Imunoterapia alérgeno específica é a vacina  popularmente chamada de vacina de alergia, utilizada para o tratamento de doenças alérgicas crônicas, com manifestação IgE mediada, como rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite atópica(que esteja relacionada a ácaros) e asma alérgica.

É um tratamento utilizado há mais de cem anos, sendo  já muito bem estudado.

Consiste na introdução, por via injetável (subcutânea) ou via sublingual, de quantidades crescentes da substância causadora de alergia, como por exemplo :ácaros, pólens ou pelos de animais, por um longo período ( 3 a 5 anos ).

Tem como objetivo induzir a produção de anticorpos contra o alérgeno( substância que causa alergia)  levando o nosso sistema imune ser mais tolerante a ele e portanto manifestando menos manifestações clínicas alérgicas.

Por exemplo, uma pessoa que tem asma alérgica por ácaros, caso ela se exponha a um local mofado e/ou fechado muito tempo e portanto com uma concentração alta de ácaros no ar, ao invés de apresentar uma crise grave de asma este paciente poderá não ter reação alérgica nenhuma ou, caso tenha, será uma reação alérgica mais amena.

A vacina de alergia tem como objetivo diminuir a frequência e intensidade das crises alérgicas.

Mas é preciso uma indicação adequada para que  o tratamento com vacina de alergia seja efetivo.

Converse com seu médico.

Falarei mais sobre vacina de alergia nos próximos posts.

Dra Pilar Blanco

Alergista e Imunologista Infantil